05 nov Anestesia em Obstetrícia
Finalzinho de gravidez, a hora chegando, ansiedade no máximo e seu obstetra começará a falar mais sobre o parto nessas próximas últimas consultas de pré-natal. É importante que nelas você tire TODAS as dúvidas sobre o parto, sobre a internação, sobre a maternidade!!! Tudo, tudo, inclusive sobre a anestesia; esse procedimento tão importante que acompanha tanto a cesárea quanto alguns partos normais.
6) QUEM ESCOLHE O ANESTESIOLOGISTA? Você tem o direito de escolher o seu anestesista. Normalmente, porém, os hospitais possuem serviços de anestesia com os quais o seu cirurgião já está acostumado a trabalhar. Afinal, operação é um trabalho de equipe.
9) POR QUE É NECESSÁRIO O JEJUM? O alimentos sólidos ou líquidos que engolimos não entram na traqueia porque dispomos de mecanismos de defesa que fecham a sua entrada, fazendo com que eles se dirijam ao estômago. Durante a anestesia, estes mecanismos de defesa são bloqueados e na eventualidade de ocorrer vômito, o alimento poderá entrar nas vias respiratórias e provocar complicações pulmonares muito graves. Por isso não coma nem beba qualquer coisa por no mínimo 6 a 8 horas antes da cirurgia. Se a cirurgia for de urgência e você acabou de se alimentar, existem métodos que podem reduzir bastante o risco de aspiração de alimentos para o pulmão. Todavia, quando não há urgência, não vale a pena correr qualquer risco adicional. O cirurgião é ciente deste risco e apenas indicará a cirurgia nestas condições quando julgar ser absolutamente necessária.
10) COMO VOCÊ PODE COLABORAR PARA UMA ANESTESIA SEGURA? Não coma ou beba qualquer coisa 6 a 8 horas antes da cirurgia. . Conte ao anestesista todos os remédios que você toma e aqueles que você tem alergia. . Serão removidas da sua boca pivôs, pontes, dentaduras. . Não use cosméticos ou produtos de beleza no dia da cirurgia. . Não leve ao hospital (muito menos à sala de cirurgia) jóias, anéis, pulseiras, relógios, brincos, alfinetes, grampos de cabelo, perucas, cílios postiços (hahahaha…podem rir), lentes de contato, esmaltes de unhas e outros objetos. . Não mastigue chicletes antes da cirurgia, porque isso provoca aumento de ar e sucos gástricos no estômago que podem causar vômitos. . Largue o cigarro 15 dias antes da cirurgia ou reduza ao máximo possível.